
Sambaqui com Marina Gomes no Conservatório da UFMG
Nessa sexta-feira (15/10), a sambista Marina Gomes se apresenta no Conservatório da UFMG, dentro da programação do projeto “Sambaqui”. Nascida em Divinópolis, a cantora, instrumentista e compositora Marina Gomes vem se destacando na cena musical de Belo Horizonte. Dona de uma voz suave, ela tem como foco artístico ressaltar o valor do samba feito em Minas Gerais. No repertório do show, a sambista mescla a interpretação de grandes clássicos com sambas autorais.
Marina Gomes é uma das fundadoras do "Projeto Eu Canto Samba -Roda Viva”, referência em samba na cidade. A artista é respeitada pelos sambistas cariocas por levar o samba de Minas a todos os palcos em que se apresenta. Por convite de Moacyr Luz, Marina já cantou na roda do “Samba do Trabalhador”, um berço de bambas no Rio de Janeiro. E também dividiu palco com Almir Guineto, Marquinhos Satã, Diogo Nogueira e outros nomes consagrados do samba brasileiro.
O projeto Sambaqui
O Samba é por si só um gênero musical popular. Pelo berço humilde e os fundamentos contestadores que o originaram, enfrentou diversos preconceitos e desafios. Mas, já há algum tempo, o Samba rompeu barreiras e passou a ser considerado o principal estilo de música brasileira. Atualmente, não há limites ou restrições de alcance para o samba no Brasil. Surpreendentemente, o gênero conquistou, inclusive, espaços tradicionalmente voltados para pesquisa e execução da música erudita. Muito além dos limites entre morro e asfalto, o Samba agora habita conservatórios musicais. O projeto Sambaqui, que realiza apresentações de sambistas populares no Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais, é exemplo disso.
Mais ainda que reforçar a ideia de que não há mais barreiras para o samba, a proposta do Sambaqui é promover o reconhecimento, a valorização e a divulgação do samba feito em Minas Gerais. O Sambaqui eleva o samba dos mineiros além dos bares, botecos, calçadas e quintais, a um espaço onde ele pode ser ouvido e visto com atenção. No teatro, a arte do samba ganha o merecido destaque e é exposta com supremacia, apreciada e aplaudida de pé.
Desde junho desse ano, já passaram pelo palco do Conservatório da UFMG, por meio do Sambaqui, a cantora Silvia Gommes, Sérgio Pererê e Mestre Jonas. Em novembro, será a vez do grupo Samba de Quintal. A curadoria e produção do Sambaqui é de Josi Costa.
Serviço
Sambaqui com Marina Gomes
Dia: 15/10/10
Horário: 20h
Local e endereço: Conservatório da UFMG – Av. Afonso Pena, 1534, Centro, BH
Telefone: (31) 3409-8300
Ingresso: R$10 (inteira) R$ 5 (meia)
Brígida Alvim – Assessoria de Comunicação e Imprensa – (31) 9295-4639
0 comentários:
Postar um comentário